O gesso odontológico é um material de importância fundamental na Odontologia. O gesso pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico, planejamento e tratamento dos pacientes.
O gesso pode ser encontrado em vários locais no mundo, mas também pode ser obtido através de processos químicos. Na Odontologia esse material é o sulfato de cálcio diidratado (CaSO4-2H2O)
Na Odontologia, o gesso é utilizado no preparo de modelos de estudo das estruturas oral e maxilofacial, auxiliam nos processos de laboratório na confecção de próteses dentárias. São utilizados para produzir moldes e modelos que originam as próteses e restaurações.
Conheça os tipos de gesso:
Gesso comum: Gesso com menor resistência mecânica e maior absorção de água, normalmente é utilizado para fazer modelos de diagnósticos e antagonistas.
Gesso pedra: Gesso que tem maior resistência mecânica é utilizado para confeccionar modelos de próteses dentárias.
Gesso Ortodôntico: gesso com alta resistência mecânica e granulometria fina, que facilita o acabamento, é utilizado para confeccionar modelos ortodônticos.
Gesso Tipo IV: Gesso com elevada resistência a compressão e flexão, microgranulado é utilizado especialmente para confecção de troquéis e modelos que requerem alta precisão.
Fontes para consulta: